quarta-feira, 28 de setembro de 2016

REGULAMENTO COMPLETO

                                            




 Concurso Literário Internacional

Poesia no ônibus de Balneário Camboriú
                 
REGULAMENTO

O presente Regulamento institui as normas para participação do Concurso Literário Internacional de Poesia no ônibus de Balneário Camboriú.

1.            DA FINALIDADE
O Ministério Público de Santa Catarina, através da 5ª. Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, embasado no Art. 225, § 1º VI da Constituição da República Federativa do Brasil, promove o presente concurso literário com escopo na conscientização pública para a preservação do meio ambiente, onde os trabalhos selecionados serão afixados nas janelas dos ônibus, bondindinhos e nos pontos de ônibus do município. O preocupante quadro de degradação ambiental e a indiferença em relação a essas questões precisam passar por profundas alterações na compreensão e conduta dos indivíduos, das empresas e da coletividade para que se tenha maior responsabilidade sobre a proteção e recuperação do patrimônio ambiental. Esse avanço pode ser conseguido pelo processo educativo na defesa e preservação da natureza, numa abordagem lúdica, para a formação da consciência ecológica como exercício da cidadania.

2.            DO TEMA
Os poemas deverão tratar de questões relativas à natureza e ao meio ambiente, seja na valorização dos espaços naturais, seja na preocupação com a degradação ambiental. Não há nenhuma palavra-tema específica que deva constar do trabalho.

3.             DAS MODALIDADES
Serão selecionados 50 trabalhos inéditos, em qualquer forma poética, 10 dos quais na forma de trova, em português, e 10, também na forma de trova, em espanhol.
As normas relacionadas à modalidade trova em espanhol serão divulgadas internacionalmente, em regulamento em língua espanhola.
A Comissão Julgadora terá soberania sobre o resultado, podendo conceder menções honrosas, conforme a qualidade dos trabalhos recebidos.
3.1.       POEMA LIVRE (até 10 versos);
3.2.      TROVA (quatro versos de sete sílabas métricas com rimas intercaladas ABAB e sentido completo).

4.            DA INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser feitas de 30 de setembro a 31 de outubro de 2016, exclusivamente pelo e-mail poesianoonibusbc@gmail.com, conforme as regras abaixo:
4.1.              Cada candidato deverá inscrever um único trabalho em cada modalidade, podendo participar com uma trova e um poema livre, se assim o desejar, remetidos em e-mails separados;
4.2.               O poema livre ou trova deverá ser escrito no corpo do e-mail em fonte Arial, tamanho 12, espaço simples.  Os dados do concorrente deverão constar logo abaixo e conter: nome do autor, nome artístico para publicação (se houver), endereço completo com CEP, e-mail, telefone fixo e/ou celular;

5.            DA PARTICIPAÇÃO
O Concurso é aberto a todos os interessados maiores de 18 anos. O ato da inscrição implica automaticamente na concessão dos direitos autorais, sem ônus, aos organizadores, para publicação dos poemas e trovas em adesivos, coletânea impressa, meios eletrônicos ou em qualquer outra forma de veiculação e divulgação, a critério dos organizadores.

6.            DA SELEÇÃO
Os organizadores designarão uma Comissão Julgadora composta por profissionais representativos da área da Literatura, sendo que para a modalidade trova, a comissão julgadora será específica para o gênero, composta por trovadores renomados.
6.1.              As Comissões Julgadoras adotarão como critérios de seleção a criatividade, a qualidade literária e as adequações ao tema e à finalidade do concurso.

7.            DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
O resultado do Concurso será divulgado durante o mês de novembro, através do blog poesianoonibusbc.blogspot.com. A coletânea com os poemas selecionados será lançada em data e horário a confirmar.

8.            DA PREMIAÇÃO
O prêmio aos selecionados será a veiculação dos poemas em matrizes adesivadas nas janelas dos ônibus, bondindinhos, e pontos de ônibus de Balneário Camboriú, além da edição e lançamento de livro com os poemas classificados. Cada autor selecionado com uma poesia ou trova em língua portuguesa receberá pelo correio 6 exemplares da coletânea.

9.            DAS OUTRAS DISPOSIÇÕES
A inscrição dos trabalhos neste concurso implica no conhecimento integral dos termos do presente Regulamento. As dúvidas poderão ser dirimidas no e-mail poesianoonibusbc@gmail.com.

Balneário Camboriú, 26 de setembro de 2016.




André Otávio Vieira de Mello
Promotor de Justiça da 5ª. Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú

Eliana Ruiz Jimenez
Coordenadora do Concurso Internacional Poesia no Ônibus de Balneário Camboriú




terça-feira, 27 de setembro de 2016

Praia do Estaleirinho






Localizada a 12 km da Praia Central, possui águas cristalinas e areia grossa em seus 920 metros de praia, além de um núcleo urbanizado com pousadas e restaurantes. As casas de show em sua orla costumam atrair frequentadores que não respeitam o meio ambiente local.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Praia do Estaleiro





A 11 km do centro, permanece com características agrestes apesar de algumas construções em seu morro. Procurada para pesca de arremesso. Oferece águas cristalinas e areia grossa em seus 1.710 metros de praia. Possui núcleo urbanizado com pousadas e restaurantes. 

sábado, 24 de setembro de 2016

Praia do Pinho




Bastante preservada, essa praia é dedicada à prática do naturismo onde os praticantes pregam um modo de vida em harmonia com a natureza, principalmente quanto à aceitação do corpo, o respeito ao outro e o cuidado com o meio ambiente.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Praia de Laranjeiras






A 6 Km do centro, a praia fica em uma pequena baía, com águas tranquilas próprias para banho e esportes náuticos. Ali, foram encontrados fósseis de índios que viveram há milhares de anos. Em apenas 750 metros de extensão, concentra bares, restaurantes e trapiche para atracação de embarcações.O plano de saneamento básico adequado será implantado em breve.

Praia de Taquaras






Com águas transparentes, mas profundas, tem 1.150 metros de extensão e fica distante 8,5 km do centro. A lagoa de Taquaras é imprópria para banho em razão de uma estação de tratamento de esgoto com mal funcionamento. Um Termo de Ajuste de Conduta do MPSC determinou que o problema seja sanado e o local recuperado.  Possui um núcleo urbanizado com pousadas, bares, restaurantes, condomínios e colônia de pescadores.  No bairro da Praia de Taquaras também se encontra um grupo que preserva tradições, através de apresentacões de Terno de Reis e um velho engenho de farinha. 





quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Praia de Taquarinhas






Orgulho de Balneário Camboriú. Uma praia totalmente em estado natural como pouquíssimas no Brasil. Com areia branca e águas límpidas, deve assim permanecer como herança às futuras gerações.

Praia Central







Com 6,8 km de extensão, é a praia mais urbanizada da cidade.  É margeada pela Av. Atlântica, que possui um calçadão e uma ciclo-faixa compartilhada. Possui completa infraestrutura, com quiosques, pequenos recantos para leitura e bate papo, hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas, além de variado parque comercial. Por ser plana, é ideal para caminhadas. Os prédios muito altos construídos em sua orla fazem sombra na areia na parte da tarde.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Caminhos dos ônibus e bondindinhos






As poesias livres e trovas classificadas passearão pelas avenidas da cidade em adesivos colados nas janelas dos ônibus, bondindinhos e também serão afixadas nos pontos de ônibus com a mensagem de valorização, cuidado e preservação do meio ambiente.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Educação ambiental






Com águas transparentes, mas profundas, tem 1.150 metros de extensão e fica distante 8,5 km do centro. A lagoa de Taquaras é imprópria para banho em razão de uma estação de tratamento de esgoto com mal funcionamento. Um Termo de Ajuste de Conduta do MPSC determinou que o problema seja sanado e o local recuperado.  Possui um núcleo urbanizado com pousadas, bares, restaurantes, condomínios e colônia de pescadores.  No bairro da Praia de Taquaras também se encontra um grupo que preserva tradições, através de apresentacões de Terno de Reis e um velho engenho de farinha. 





segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Regulamento concurso de trovas em espanhol

Concurso Literário Internacional

Poesía en Omnibús de Balneário Camboriú Brasil
"Camión" "Autobús"
" Guagua" 

Modalidad: Trovas en español


Tema: no hay palabra tema, mas las trovas deben  necesariamente hablar del medio ambiente, que puede ser de la valorización de la natureza o de las preocupaciones sobre la degradación ambiental.
  Serán seleccionadas 20 trovas, 10 vencedoras, 5 menciones honrosas e 5 menciones especiales.

Premiación: las 10 trovas vencedoras serán transformadas en adesivos y circularán fijas en las ventanas de los  omnibúses " camiones" " guaguas" de Balneário Camboriú que hacen el trayecto en la avenida Atlantica, frente al mar.
Las 20 trovas seleccionadas serán publicadas en el  blog del concurso y también en
 e-book. libro electrónico

El envío: de  las trovas deben ser remitidas para Gislaine Canales
com cópia para Cristina Olivera Chávez (e-mail) ColibriRoseBelle@aol.com

PLAZO: trovas recibidas hasta el 31 de octubre 2016

 TROVA CLÁSICA  es una composición poética de cuatro versos octosílabos, rimando el 1º  verso con el 3º y el 2º verso con el 4º rima  abab. Expresando un pensamiento completo.  La rima debe ser consonante , contando hasta la última sílaba tónica. Como licencia poetíca se acepta sólo la sinalefa.

  Cada trovador o trovadora podrá enviar, una trova, ( 1 ) trova   inédita y de su autoría.  Las Trovas concursantes deberán ser Líricas o Filosóficas.

Serán descalificados los trabajos que lleven faltas de ortografía, o sean enviados con mayúsculas donde no corresponda, sin datos completos, o no cumplan con el formato anteriormente explicado o no tengan sentido común no se aceptan archivos anexos, debera ir en el cuerpo del correo.
Nombre:
Ciudad:
País:

E-mail: